terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Como responder de maneira fácil à perguntas difíceis?



Às vezes o entrevistador faz uma pergunta e você não encontra palavras para responder. E aí? Saiba quais são algumas dessas perguntas e esteja preparado para respondê-las.

Por que saiu da antiga empresa? - Caso tenha sido demitido por corte no quadro de funcionários, por injustiça, porque o chefe não ia com sua cara e estava de marcação com você, porque discutiu com alguém ou porque o chefe vivia te assediando... Seja qual for o motivo - ou razão - relate "quase" toda a verdade, sem a necessidade de narrar os detalhes minuciosos, contratempos e incidentes. Caso tenha saído por livre e espontânea vontade, diga que está a procura de novos desafios e oportunidades que já não enxergava no antigo emprego.

Por que procura emprego nesta empresa? - Responda sem medo que procura novos desafios, oportunidades e crescimento profissional, além da reputação, conceito e respeito que a empresa tem no mercado. Mostre que quer aquele emprego e não apenas um emprego. Não transpareça que está ali por acaso ou por simples indicação de algum parente e amigo que trabalha na empresa. Tenha sempre em mente referências e um pouco do histórico da empresa que pretende ingressar.

E o salário? - Um momento delicado, geralmente reservado pelo entrevistador, para o término da entrevista. Após ter conhecido o candidato, de ter falado sobre o trabalho, a empresa, a função, as exigências, os deveres, as obrigações... Enfim, a remuneração tanto poderá desgostar o candidato, quanto superar as expectativas. Aceitar ou não, ou fazer uma contraproposta, fica a critério de ambos. Se o entrevistador perguntar: "Quanto você precisa para viver?", antes de responder a pergunta, rebata perguntando sobre o oferecido pela empresa, para aceitação ou possível negociação.

Como você descreve a sua própria personalidade? - Nunca descreva sua personalidade como MARCANTE, DIFÍCIL ou FORTE – para o selecionador estas características podem denotar uma pessoa “encrenqueira”, difícil de conviver no dia-a-dia, ou forte demais a ponto de ser intransigente. Tente passar uma idéia de personalidade cooperativa, entusiasta, criativa, conciliadora, objetiva e prática. E fale de sua marca registrada: o que diferencia você das outras pessoas?

Quais são seus pontos fracos? - Você deve demonstrar que seus pontos fracos eram fracos e que já foram ultrapassados com sua autocrítica e perseverança. Se você pretende abrir claramente quais são suas deficiências, cuidado! Isto pode ser decisivo em seu processo de contratação. Use pontos periféricos como, por exemplo, sou secretária bilíngue, mas meu ponto fraco é o inglês, se isso não interferir em nada no trabalho atual.

Quais são seus defeitos? - Todo profissional pode ter defeitos que se tornam virtudes aos olhos de certos entrevistadores. Por exemplo: meu defeito, que eu não considero exatamente um defeito, é me envolver demasiadamente com o meu trabalho, ou é ser perfeccionista e prático no meu trabalho. Jamais considere esta pergunta no campo pessoal, sempre no campo profissional e tentando passar uma idéia de que aquele seu defeito pode tornar-se muito útil para a empresa. Exemplo: Sou muito observador, no entanto há pessoas que me julgam tímido. “Eu me adapto facilmente a novas situações, no entanto há pessoas que me rotulam de “Maria vai com as outras”.

Bom pessoal, espero que tenhamos ajudado. Aqui encerra as dicas sobre entrevista e em breve postaremos outras informações. Dêem sugestões!

Jeovane Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário